­

DEZ MOTIVOS PRA LER: EU NÃO SOU ESTE TIPO DE GAROTA [SIOBHAN VIVIAN]

A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de suas decisões. Mas será que agora conseguirá escolher o caminho certo? Ainda continuará sendo o mesmo tipo de garota até a formatura?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Escritora: Siobhan Vivian

Edição: 1
Editora: Novo Conceito Jovem
Ano: 2011
Páginas: 248
Skoob: AQUI


Dessa vez minha resenha vai ser diferente. Vou colocar dez motivos que pode induzir você a ler o livro que acabei de ler (e em velocidade recorde: comecei ontem a noite). O livro dessa vez é "Eu não sou este tipo de garota" , que comprei na área do AMO LER na Saraiva, por apenas R$9,90 .

1. Primeiro, o ponto que eu mais observo em um livro: A linguagem. Nesse livro foi simplesmente perfeita. Ela simplesmente usou de uma forma em que a linguagem não ficou nem adulta, nem jovial demais, mesmo se retratando em um ambiente escolar com adolescentes.

2. Os personagens: Legal, achei super o enredo sobre a menina que nunca fez nada de 'errado', que simplesmente era amiga de uma que fez a escolha errada, e foi babá de uma menina que se transformaria em problemas para ela, alem de se apaixonar por um cara que não tinha nenhuma característica parecida com ela. 

3. O local: Não tem como odiar uma escola americana de ensino médio, tem? Tenho certeza que é o nosso sonho de consumo (leitores) estudar em um lugar assim.

4. O tempo: Gosto dessas histórias que são narradas no presente, como se enquanto estamos deitados na nossa cama/sofá lendo, eles estão passando por isso naquele exato momento. é tipo, o timer ideal. 

5. A história: Amei a ideia, por mais que já tenha ouvido falar de temas parecidos, a forma como Siobhan colocou, tornou ainda mais legal a história. A menina que vivia de uma forma certa, até começar a fazer as escolhas erradas, e ver que as escolhas erradas na verdade eram certas. 

6. Sexualidade: Normalmente esse é um tema bem polêmico no mundo, mas a autora fez com que fosse passado com uma suavidade que eu achei incrível. Até porque eu concordo com ela em gênero, numero, grau, pessoa e tempo. Desde que minha bisavó era uma embrião basicamente (estou chutando), as mulheres lutam para ser iguais aos homens, porém quando mexe com a sexualidade já começam a serem tachadas. Eu sou a favor de que a mulher pode ser tão livre quanto o homem, e possa se sentir feliz, gostosa e maravilhosa como o homem se sente, inclusive falando de sexo. A mulher é tão sexy quanto o homem. (minha opinião, é claro!)

7. Lições: Amizade, perdão, amor, mentira, sexo, justiça, vingança, etc. A  autora mostrou a sua opinião embutida, de uma forma maravilhosa. 

8. Por mais que venham a negar, por causa da capa, creio que esse é um livro para garotos e garotas. Porque mostra basicamente os dois lados da moeda. De um lado tem a menina pura, virgem. Do outro, a stripper que vive bem com o seu corpo. De um lado, o cara machão que só pensa em sexo. Do outro, o rapaz que tem tentações tanto quanto qualquer garoto, porém que respeita os limites e tenta ver o lado da garota. 

9. Porque é um livro curto, mas que de alguma forma faz você ler tão rápido. No começo eu pensei que iria durar décadas, porem quando comecei quase não parei. 

10. Porque é uma história maravilhosa. Que vai fazer você refletir, e repensar sobre o seu conceito de certo e errado. Eu pelo menos gostei muito.

E lembrem-se: Toda leitura é válida. Independentemente para quem é destinado, sobre que assunto fala, ou pra que sexo fala. Você sempre pode tirar proveito. Desde ler o rótulo do shampoo, até uma enciclopédia. Ler é ótimo. 

O que acharam?
pausa para um livro

You May Also Like

2 comentários

  1. Eu li esse livro no meio do ano, assim como você em velocidade recorde, foi bom de ler e a escrita fluiu.
    Mas tenho opiniões divergentes sobre ele.
    Primeiro eu achei um pouco superficial, a personagem é hipócrita ao meu ver, desde a primeira página ela só queria fazer as coisas certas para não ficarem "faladas" e julgava garotas como a Spencer, para no final ela ser exatamente aquilo que ela tanto criticava. Mas ela não tinha coragem de assumir isso e precisava ficar com o Conor as escondidas. E o título foi outra coisa que não gostei, pois também é uma forma de julgamento com esse "tipo de garota".

    Mas por outro lado você consegue ver as diferenças de escolha e entender um pouco das duas garotas, da até para gerar uma boa discussão quanto o machismo x feminismo. E é um bom livro para passar o tempo, afinal.

    Bjs,
    Kami.
    http://gostoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já ao meu ver, eu não julguei a garota pelo fato de ela ser certinha ou "hipócrita" como você mesma falou. Acho que ela tinha um desejo secreto de ser exatamente como Spencer, mas pelo fato de levar em conta ao que as pessoas diziam dela, ela achava mais fácil criticar do que viver daquela maneira.
      Sobre o título, concordo com você em gênero, numero e grau. Ela colocou como "Esse Tipo de Garota" fosse algo ruim, perverso. Quando ela diz : 'A linha do certo e do errado foi distorcida" , ela da a entender que as garotas acham que é certo fazer o errado.

      E foi justamente isso que a autora quis levantar: A polêmica de diferença de sexos, e sobre o próprio sexo. Algo que deveria ser tão normal, se tornar algo tão obsceno. Realmente, dá uma ótima discussão.

      Bjs.

      Excluir

OBS. Primeiro de tudo, obrigada pela sua visita. Se você veio até aqui é porque passou por todo o post e tem algo a comentar. Prometo responder em breve.