O que eu aprendi com "A Mágica da Arrumação"


Nunca gostei muito de livros que fossem diferentes de ficção no geral, nada de auto-ajuda, negócios ou só "não-ficção". Achava que esses tipos de livros queriam me moldar - principalmente pelo fato de eu sempre ganhar livros do tipo "Filhos inteligentes enriquecem sozinhos" ou "Maneiras de estudar para passar no vestibular" que eram os tipos de livros que a minha mãe me presenteava - então eu repudiava todo e qualquer livro que não tivesse apenas a função de entreter. Até começar a entrar na fase adulta.

A partir daí eu comecei a procurar livros que pudessem me ajudar na minha jornada, e li alguns sobre felicidade e como encontrá-la quando tudo parece conturbado. Recentemente eu comecei a sentir que a minha casa NUNCA ficava organizada, não importava o que eu fizesse. Tentei de diversas formas - encontradas na internet - de organizar os espaços porém passavam algumas horas e tudo parecia estar bagunçado de novo e eu me frustava. Aí comecei procurar na minha fonte mais confiável: os livros. E é aqui que a Marie Kondo entra.

Marie trás um livro que ensina PASSO A PASSO como você deve organizar sua casa de uma forma simples e direta: descarte e guarde. Ela justifica cada uma das decisões que você irá tomar na sua organização e já prevê suas reações, passando a justificá-las também. É incrível a sua carga de trabalho e experiência sendo tão nova e a forma como ela fala que você entende porque nunca nada deu certo.

Então vamos para o que eu aprendi com A Mágica da Arrumação:

1. Antes de começar a organizar, pense no motivo para isso e visualize como você gostaria que fosse a sua casa após a arrumação.

2. No momento em que você começar a organizar suas coisas, seu ambiente vai mudar.

3. A organização deve ser feita de uma vez, sem intervalos longos (dias), para evitar a desistência. Após o trabalho árduo de organizar toda sua casa, manter a organização se torna mais simples, devido que o maior motivo do efeito rebote da organização é justamente a organização malfeita. 

4. Organizar requer duas atitudes básicas: Descartar e Guardar. Descarte tudo que não lhe faz 100% feliz e guarde o que sobrou.

5. Organize de acordo com a categoria e não com o ambiente. Siga esta ordem: Roupas, Livros, Documentos, Itens Variados (itens da cozinha e banheiro estão inclusos) e Artigos de valor sentimental.


6. Organize seu guarda-roupa de forma que possamos ver TUDO que nele está incluso.

7. Suas roupas trabalham muito para manter você vestido, então deixe elas confortáveis quando estiverem descansando. Não dê nós em meias ou alças de bolsas, pois assim tensionarão seus fios e eles perderam a qualidade rápido. 

8. Livros são essencialmente papel e seu propósito é ser lido. Você lê pela experiência da leitura, aprender algo com ela. Se você já leu, então seu propósito foi cumprido. Agradeça pela experiência e deixe que esse livro vá ensinar algo a alguém. Mantenha por perto apenas aquelas que você consideram mais favoritos (e não todos os favoritos... tem gente que tem demais). Ouça seu coração. Se você não leu determinado livro, provavelmente não irá ler, então descarte.

9. Documentos são papéis importantes que irão ser usados em algum momento por você. O que não for ser usado, jogue fora. Mantenha apenas faturas dos últimos três anos, garantias, documentos pessoais e só. Mantenha as faturas divididos em anos e jogue fora após três anos abrindo a pasta para o novo ano que inicia. Garantia mantenha em uma pasta TUDO JUNTO para quando for colocar algo novo checar o vencimento das outras e poder jogar fora o que já venceu. Documentos pessoais deve estar guardado em um local de fácil acesso porém não fácil demais.

10. Objetos sentimentais não devem ser mantidos se não lhe trouxerem 100% de felicidade. Eles foram de um momento importante da sua vida, mas devem ser jogados fora para que possa abrir espaço para o que está vivendo no presente.


Fazendo isso, você conseguirá transformar a sua casa e a sua vida, pois enfrentará tudo que você já passou. Manter é super mais fácil. Pelo menos é o que ela diz né?! Desde que terminei esse livro (a umas duas horas atrás) estou querendo implantar isso na minha casa, e vou tentar fazer isso no próximo feriado. Venho contar a vocês se deu certo.

Beijos

You May Also Like

0 comentários

OBS. Primeiro de tudo, obrigada pela sua visita. Se você veio até aqui é porque passou por todo o post e tem algo a comentar. Prometo responder em breve.