Amaríssimo - Clarice Paes
Edição: 2013
Editora: Ocelote
Ano: 2013
Páginas: 128
Amaríssimo é um livro de contos, feitos pela Clarice Paes. Antes de mais nada, preciso dizer que o livro foi enviado para mim através do Livro Viajante, e ainda chegou aqui com cheirinho de chocolate ♡
Sobre a obra, vou falar reservadamente sobre os contos que mais me agradaram, porque tenho opiniões completamente divergentes sobre cada um. Só para saberem, eu leio um conto e escrevo a minha opinião para depois passar pro próximo conto. Não sei, deu vontade de fazer assim.
Olhos de Água Doce
Nesse primeiro conto, Clarice fala uma menina que faz uma decisão que pode mudar a sua vida, em detrimento a uma coisa que aconteceu. (sim, estou falando de forma enigmática para não soltar spoilers). Achei o conto muito bem escrito, e fiquei triste por não ter dado nomes aos personagens. Eu sei que é meio difícil se apegar a eles, por se tratar de histórias pequenas, mas simplesmente não consigo me importar por alguém que não sei nem o nome.
Febre
Ele era seu melhor amigo, seu amante, seu coração largado na almofada do sofá. Era vinho no meio da madrugada, violão na manhã de sábado, sandália sem salto, aula de sexta feira cancelada e beijo de boa noite.
O Relógio
Nesse conto, uma mulher está sofrendo porque seu amado não veio. E somos remetidos a todos os pensamentos dela sobre esse sofrimento. Adorei esse conto porque ele fala exatamente o que pensamos quando estamos na situação. Ainda sinto falta de um nome nos personagens, mas já estou me acostumando. Simples e interessante, é o que esse conto é.
O Casamento
Pois tudo que é do coração, eventualmente, vai à cabeça. Mas nem tudo que é da cabeça vai ao coração. Tornando a cabeça Terrivelmente mais completa. e o coração mais incrivelmente restrito e seleto.
Menina de Mar
É, finalmente personagens. Nesse conhecemos Marina e Lucas. O conto fala sobre o amor de Marina pelo mar, e por Lucas, e como ela lidou com isso. Adorei o conto porque senti carinho pelos personagens, e quis que algo terminasse bem.
Giovanna, Entre Pianos e outros panos
Mais um conto com personagens, e esse tem uma história mais profunda: Entre Giovanna e a sua paixão por pianos. Achei forte, coerente, e ... Não sei, me faltam palavras pra descrever o conto. Muito bem feito.Morre-se um pouco a cada dia
É como o primeiro beijo, não tem sinos, a música, os fogos e o trompete. As pessoas mentem muito.
Lirismos para um amor qualquer
Eu preciso do seu beijo em doses regulares e espalhadas entre os dias do mês. Eu sinto falta do seu corpo junto do meu, da sua risada ecoando, do sue beijo esquentando, do seu corpo desejando.
Esquecer você foi a coisa mais difícil que eu nunca fiz.
Jamoloko e Jamelina
Tem história mais linda que a do primeiro amor? Não mesmo. Jamoloko e Jamelina tem uma história muito linda sobre o primeiro amor e pureza. Com certeza foi o conto que mais gostei. Mais que groselha com açúcar ♥Ela
Ela dorme com o cabelo bagunçado, o corpo coberto com apenas um lençol, e uma blusa velha do Beatles. Ela é linda.
O Ultimo Romance
Esse conto fala sobre o ultimo Romance de Ana. Conto bonito, sofrido. Adorei a linguagem que a Clarice usou nesse conto, não foi tão rebuscado quanto os últimos. Admirável.(Conversas)
Não quero conversar contigo palavras que não sejam de amor, já me basta ouvir as brigas dos vizinhos e o choro do recém nascido do andar de baixo.
A Pianista ou Yesterday
Para terminar com chave de ouro, esta é a história de uma mulher, que estava com o sentimento de perda. Sério. Chorei muito. Gente, como a dor dessa mulher veio parar no meu coração. Clarice escreveu de uma maneira que a minha vontade foi entrar na história e acalentar essa mulher.♥ ♥
Bem, no geral posso dizer que Amaríssimo foi o primeiro livro de contos que eu realmente gostei inteiramente. Nenhum conto ficou de fora. Muito cheio de amor. Adorei.
8 comentários
Oi amiga!
ResponderExcluirPuxa, é tão engraçado como um mesmo livro pode causar sentimentos tão distintos! Infelizmente não consegui me apegar a Amaríssimo, achei os contos repetitivos, soltos, e quando finalmente pensei que a autora faria um conto juntando todos - porque, para mim, eles se completavam - o livro acabou. Gostei da escrita da autora, mas achei que ela pecou em alguns momentos. Também gostei d'ela não diferenciar realidade da ficção, será que algumas histórias realmente aconteceram?!
Adorei sua ideia de ler um conto e escrever sobre, para só depois dar continuidade! Meus preferidos foram 'Febre', 'O ultimo romance' e 'Morre-se um pouco a cada dia'.
Beijos ♥
Eu adoro livros de contos são estórias curtas e divertidas (as vezes) e a leitura se torna melhor quando o conto é bem escrito, pelo que eu li achei alguns contos meio fracos, mas não dá ara ter certeza já que foram apenas algumas palavras. Enfim, lerei para ver se realmente é bom
ResponderExcluirPs: cheiro de livro é bom, mas cheiro de chocolate no livro é melhor ainda
Eu não sabia que esse livro era de contos. Já tinha visto essa capa perambulando pelo skoob, mas nunca tinha parado para ler nada. Adoro contos, na verdade. E saber que o livro tem cheirinho de chocolate, isso é perfeito, né? Adorei
ResponderExcluirAcho que você gostou mais do livro por causa do cheiro de chocolate, Tam! hahahaha
ResponderExcluirNão fiquei tão interessada na maioria dos contos por serem de um gênero que não curto muito. Os únicos que me deixaram curiosa foram Giovanna, Entre Pianos e outros panos e A Pianista ou Yesterday, por ele nos fazer querer ajudar a personagem por causa do sofrimento dela.
Bjs <3
Oie... Eu não sou de ler contos, pois acho as historias bem pequenas e nunca me apego, mas eu amei cada uma que vc citou ai em cima, principalmente Morre-se um pouco a cada dia. Simplesmente Lindo... ^.^
ResponderExcluirAbçs :)
Oii
ResponderExcluirTenho uma paixão por contos, desde pequena. Cresci e expandi meus horizontes, pude ler contos de diferentes estilos e amo! Além de ler, escrevo também, sempre que posso. Fiquei curiosa e encantada por cada pedacinhos desses contos que você comentou, quero lê-los! É difícil mesmo se agradar por todos de um livro, que bom que conseguiu. Se eu puder ler esse livro, espero que isso aconteça comigo também.
Beijos
Oi!
ResponderExcluirNão sabia que esse era um livro de conto.
Gente, ele chegou com cheirinho de chocolate? Acho que passaria o dias cheirando ♥ ahuehau.
Não gosto muito de livros de contos, mas a premissa desses dai me chamaram bastante atenção. Principalmente Jamoloko e Jamelina, fiquei curiosa, haha.
Beijos
Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!
Jamoloko... ta aí um nome lindo UAHSUAH #parei. Gostei muito do jeito que você fez a resenha desse livro e gostei muito de algumas frases aí, bem profundas. Quando a gente sabe o nome dos personagens é bem melhor né? Não sei explicar mas parece que cria um laço maior entre a gente e aquele que a gente ta lendo.
ResponderExcluirOBS. Primeiro de tudo, obrigada pela sua visita. Se você veio até aqui é porque passou por todo o post e tem algo a comentar. Prometo responder em breve.